Os interessados poderão enviar as suas candidaturas para o seguinte e-mail: carreiras@maximo.co.mz, até o dia 12 de Julho de 2024 e indique o assunto “Head of Risk”.
Local: Maputo
Responsabilidades
Responsável pela gestão e manutenção da governação global do risco e do controlo para os nossos canais digitais, tendo em conta a orientação dos vários riscos do Grupo, tais como políticas operacionais (segurança cibernética, continuidade das actividades, fraude, gestão do risco tecnológico, etc.)
Assegurar que o Banco tem uma política de gestão de risco escrita aprovada, que seja consistente com as estratégias de negócio da instituição, a força do capital, a experiência de gestão e que se enquadre nos parâmetros globais determinados pela Opportunity International Network;
Estabelecer uma cultura dentro da instituição que enfatize o seu compromisso com os controlos internos, a gestão de riscos e os elevados padrões éticos;
Trabalhar com a auditoria interna para garantir que a abordagem de auditoria baseada no risco adoptada não seja suscetível de lacunas no processo de gestão do risco;
Monitorar os riscos emergentes decorrentes de alterações no ambiente tecnológico, regu lamentar e económico e nos comportamentos dos consumidores e fornecer uma análise de impacto proactiva e uma avaliação dos riscos;
Colaborar com os líderes de equipa para gerir as auditorias gerais, as análises regulamentares e as respostas de análise para encerrar atempadamente as observações e conclusões das auditorias, se for caso disso;
Conduzir, participar e implementar programas de sensibilização para a segurança e medidas de cibersegurança para os nossos clientes e pessoal interno;
Elaborar relatórios de risco semanais e, se for caso, diários para cada função, que forneçam aos responsáveis funcionais as medidas quantitativas identificadas no que respeita à exposição ao risco e ao cumprimento dos controlos;
Trabalhar com as equipas de gestão e operacionais para garantir um modus operandi na instituição;
Quantificar (impactos esperados e extremos) e conceber factores de atenuação adequados ou planos de ação correctiva nas suas relações contratuais com terceiros em todos os ciclos de negócios relevantes, incluindo a aquisição de bens de capital e de receitas para uso comercial;
Assegurar o cumprimento de todos os requisitos do Banco Central e monitorar os acordos de empréstimo incluídos em toda a documentação de empréstimo, tomar as medidas correctivas adequadas em caso de incumprimento, incluindo a obtenção de derrogações, se for caso;
Participar plenamente no desenvolvimento e nos testes regulares dos planos de continuidade das actividades e de recuperação de desastres do Banco e assegurar a sua aprovação formal pelo Conselho de Administração;
Informar sobre todas as ocorrências de falhas do sistema e outras questões
de emergência.
Requisitos
Licenciatura numa área relacionada com negócios, de preferência em Contabilidade e Auditoria;
Experiência mínima de 4 anos numa função de gestão de riscos, de preferência numa instituição de Microfinanças, Bancária ou Financeira;
Experiência em gestão de riscos e avaliação de operações comerciais, incluindo sustentabilidade, eficiência, orçamento, controlo de despesas gerais, rentabilidade e gestão de incumprimentos;
Capacidade comprovada de utilizar metodologias de análise de dados, investigação e ensaio para tomar decisões comerciais, diagnosticar problemas e recomendar planos de acção para os resolver;
Capacidade para liderar equipas multifuncionais;
Conhecimentos de legislação e regulamentação bancária, empresarial, laboral e fiscal, regulamentos de conformidade bancária e princípios contabilísticos;
Excelentes capacidades de comunicação oral e escrita com competências avançadas relacionadas com a preparação e apresentação de relatórios regulamentares, estatutários e de risco.
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