Os interessados poderão enviar as suas candidaturas para o seguinte e-mail: carreiras@maximo.co.mz, até o dia 28 de Novembro de 2025, e indique o assunto “Collection Officer”.
Local: Maputo
Responsabilidades
Acompanhar os processos de cobrança por retenção na fonte junto às entidades com as quais a Maximo detém acordos e bem como com os clientes no geral;
Verificar a conformidade dos valores retidos e garantir sua correta canalização;
Manter comunicação com instituições parceiras para assegurar regularidade nos pagamentos;
Confirmar a quitação total dos empréstimos e iniciar o processo de liquidação no sistema;
Emitir cartas de quitação ou confirmações de liquidação aos clientes;
Negociar acordos com clientes inadimplentes e propor soluções de regularização;
Monitorar o cumprimento dos acordos e tomar medidas corretivas quando necessário;
Realizar reconciliações diárias, semanais e mensais entre os pagamentos esperados e os recebidos;
Investigar e resolver inconsistências;
Coordenar com as equipas de Finanças e TI para garantir a precisão dos sistemas e a integridade dos dados;
Coordenar com áreas Financeira e operações para resolver inconsistências;
Interagir com as entidades para resolver atrasos ou discrepâncias;
Acompanhar saldos de empréstimos, planos de amortização e históricos de pagamento;
Identificar clientes com pagamentos irregulares ou com atrasos para acompanhamento ou escalonamento;
Garantir que todos os pagamentos sejam realizados conforme os termos contratuais;
Garantir que todos os processos de cobrança e reconciliação estejam em conformidade com normas internas e regulamentos externos;
Preparar documentação e prestar suporte em auditorias internas e externa;
Identificar oportunidades de automação e melhoria nos processos de cobrança e reconciliação;
Propor ajustes em sistemas e fluxos para aumentar a eficiência e reduzir erros operacionais;
Elaboração e envio de relatórios prudenciais e internos dentro dos prazos definidos.
Requisitos
Possuir grau de Licenciatura em contabilidade e auditoria, Gestão Financeira e Bancaria, Economia, ou em outras áreas relacionadas;
3 ou mais anos de experiência;
Experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos no sector bancário na área de crédito.
Competências Técnicas e Comportamentais
Conhecimentos sólidos das práticas, dos processos e procedimentos da indústria de serviços bancários;
Experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos no sector bancário na função similar;
Capacidade de desenvolvimento de relatórios;
Fluência em Português falado e escrito; sendo a fluência em inglês uma vantagem;
Orientado para qualidade & resultados;
Dinâmico, flexível, proactivo e honesto;
Forte capacidade analítica;
Assertivo e com iniciativa;
Forte capacidade de comunicação;
Capacidade de discernimento e de estabelecer prioridades;
Capacidade de resolução de problemas e atenção aos detalhes;