Vagas disponíveis

Collection Officer

Os interessados poderão enviar as suas candidaturas para o seguinte e-mail: carreiras@maximo.co.mz, até o dia 28 de Novembro de 2025, e indique o assunto “Collection Officer”.

Local: Maputo

Responsabilidades

  • Acompanhar os processos de cobrança por retenção na fonte junto às entidades com as quais a Maximo detém acordos e bem como com os clientes no geral;
  • Verificar a conformidade dos valores retidos e garantir sua correta canalização;
  • Manter comunicação com instituições parceiras para assegurar regularidade nos pagamentos;
  • Confirmar a quitação total dos empréstimos e iniciar o processo de liquidação no sistema;
  • Emitir cartas de quitação ou confirmações de liquidação aos clientes;
  • Negociar acordos com clientes inadimplentes e propor soluções de regularização;
  • Monitorar o cumprimento dos acordos e tomar medidas corretivas quando necessário;
  • Realizar reconciliações diárias, semanais e mensais entre os pagamentos esperados e os recebidos;
  • Investigar e resolver inconsistências;
  • Coordenar com as equipas de Finanças e TI para garantir a precisão dos sistemas e a integridade dos dados;
  • Coordenar com áreas Financeira e operações para resolver inconsistências;
  • Interagir com as entidades para resolver atrasos ou discrepâncias;
  • Acompanhar saldos de empréstimos, planos de amortização e históricos de pagamento;
  • Identificar clientes com pagamentos irregulares ou com atrasos para acompanhamento ou escalonamento;
  • Garantir que todos os pagamentos sejam realizados conforme os termos contratuais;
  • Garantir que todos os processos de cobrança e reconciliação estejam em conformidade com normas internas e regulamentos externos;
  • Preparar documentação e prestar suporte em auditorias internas e externa;
  • Identificar oportunidades de automação e melhoria nos processos de cobrança e reconciliação;
  • Propor ajustes em sistemas e fluxos para aumentar a eficiência e reduzir erros operacionais;
  • Elaboração e envio de relatórios prudenciais e internos dentro dos prazos definidos.

Requisitos

  • Possuir grau de Licenciatura em contabilidade e auditoria, Gestão Financeira e Bancaria, Economia, ou em outras áreas relacionadas;
  • 3 ou mais anos de experiência;
  • Experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos no sector bancário na área de crédito.

Competências Técnicas e Comportamentais

  • Conhecimentos sólidos das práticas, dos processos e procedimentos da indústria de serviços bancários;
  • Experiência profissional comprovada de pelo menos 3 anos no sector bancário na função similar;
  • Capacidade de desenvolvimento de relatórios;
  • Fluência em Português falado e escrito; sendo a fluência em inglês uma vantagem;
  • Orientado para qualidade & resultados;
  • Dinâmico, flexível, proactivo e honesto;
  • Forte capacidade analítica;
  • Assertivo e com iniciativa;
  • Forte capacidade de comunicação;
  • Capacidade de discernimento e de estabelecer prioridades;
  • Capacidade de resolução de problemas e atenção aos detalhes;
  • Foco na Ética e no Relacionamento com o cliente.

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Vaga
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